Texto: A Margarida Friorenta
ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A margarida friorenta. São Paulo: Ática, 1980.
Indicado para alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental
Indicado para alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental
Autoras: Celia Doris Becker/ Juracy Assmann Saraiva
ATIVIDADE INTRODUTÓRIA À RECEPÇÃO DO TEXTO
ATIVIDADE 1: Descobrindo a significação de “frio”
O professor inicia a atividade fazendo, a seus alunos, perguntas relacionadas à temperatura e depois tece comentários sobre as vestimentas adequadas ao calor e ao frio.
Após, propõe as seguintes questões:
· Você já sentiu frio?
· Como as pessoas reagem quando sentem frio?
A partir das respostas dos alunos, o professor mostra a ilustração da página 2 do livro, cobrindo a frase. Após, pergunta:
· O que representa a ilustração?
· O que a imagem da flor expressa?
· Por que você chegou a essa conclusão?
O professor registra as respostas dos alunos no quadro, escrevendo, em uma coluna, aquelas que se referem à expressão da flor e, em outra, as justificativas dos alunos para terem chegado a essa conclusão.
Após, o professor convida seus alunos a descobrirem por que a Margarida da história é friorenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário