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domingo, 4 de setembro de 2011

roteiro 2 - atividades de literatura infantil


ROTEIRO 2:

Texto:  ALMEIDA, Fernanda Lopes de. Gato que pulava em sapato.
São Paulo: Ática,. 1978.

1ª ETAPA:  Atividade introdutória à recepção do texto

                               O professor, na véspera da leitura do livro, pede aos alunos que selecionem gravuras ou fotos de animais.
                               No dia seguinte, chama uma criança de cada vez para apresentar a ilustração selecionada e falar alguma coisa sobre o animal aí representado. Nesse momento, o professor poderá orientar os alunos, fazendo perguntas como por exemplo: Qual o nome deste animal? Como ele é? Ele é coberto de penas, de pêlos ou de escamas? É doméstico ou selvagem? Qual seu modo de vida, seus hábitos, sua alimentação?
                               Após essa preparação, o professor diz que trouxe uma narrativa que tem como personagem um animal de estimação. Apresenta, então o livro, lê seu título e escreve-o no quadro. A partir daí, propõe questões instigadoras para aguçar a curiosidade do aluno, a respeito  da história.
·                  Como será o gato da história?Terá dono? Gato pula em sapato? Por que será que este gato pulava  em sapato? Será que esses pulos incomodavam as pessoas?
                               O professor registra as respostas no quadro verde e, após a conclusão da leitura, compara o enredo e o desenlace com as pressuposições dos alunos.

2ª ETAPA:    Leitura compreensiva e interpretativa do texto

                               O professor faz a leitura de modo claro, pausado e, à medida em que folheia o livro, mostra suas ilustrações. Para manter a atenção dos alunos, o professor faz perguntas sobre a gravura da página onde se encontra. Por exemplo, na página 8: por que o gato está triste?  O que você acha que ele deseja para ficar alegre?
                               Para que as crianças cheguem à conclusão de que o texto valoriza a emancipação, o professor, após a leitura integral do texto, apresenta as seguintes perguntas/propostas:
·      Como era a vida de Mimi no início da história?

èO professor deve estar preparado para provocar posicionamentos distintos e para receber vários tipos de resposta

·      Como devem ser tratados os bichos de estimação?
·      O que você pensa sobre o hábito de se perfumarem animais, de se colocarem roupas e enfeites neles (coleira, pulseiras, laços de fita...
·      Analise as ilustrações das páginas 18 e 19:

·      O que se observa em relação ao tamanho do gato e da mulher?
·      Por que o gato, no início, aparece na parte de baixo da página, perto dos pés da mulher?
·      Qual a posição do gato no final da história?

è Aqui, o professor deve mostrar novamente as ilustrações. Se as crianças não perceberem a significação dada pela espacialidade, ele deve chamar a atenção para a posição do gato sempre “por baixo” no início do texto e, no alto, na ilustração da última página. A mudança de posição simboliza o crescimento, a liberdade do gato e o tratamento diferenciado que sua dona passa a lhe dar.

·      A seguir, o Professor ajuda os alunos a identificarem o posicionamento crítico  do texto, através de perguntas:

·      No início, o gato só pulava em sapato. O nde costumam ser guardados os sapatos?
·      Por que o gato só pulava em sapatos?
·      No final, ele pula em telhados. Por que nesse momento ele prefere os telhados?
·      Observem a dona do gato na última ilustração. Como ela parece estar? Por quê?
·      A dona tinha razão de dizer para o gato que era perigoso subir em telhados? Por quê?
·      Afinal, a dona tratava Mimi como um gato que ele era ou como uma criança?

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