Páginas

domingo, 4 de setembro de 2011

Roteiro de atividades - literatura infantill

Texto: A Margarida Friorenta
 ALMEIDA, Fernanda Lopes de. A margarida friorenta. São Paulo: Ática, 1980.
Indicado para alunos de 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental
Autoras: Celia Doris Becker/ Juracy Assmann Saraiva


ATIVIDADE INTRODUTÓRIA À RECEPÇÃO DO TEXTO

ATIVIDADE 1: Descobrindo a significação de “frio”
                O professor inicia a atividade fazendo, a seus alunos, perguntas relacionadas à temperatura e depois tece comentários sobre as vestimentas adequadas ao calor e ao frio.
Após, propõe as seguintes questões:
·      Você já sentiu frio?
·      Como as pessoas reagem quando sentem frio?

  A partir das respostas dos alunos, o professor mostra a ilustração da página 2 do livro, cobrindo a frase. Após, pergunta:
·      O que representa a ilustração?
·      O que a imagem da flor expressa?
·      Por que você chegou a essa conclusão?

                O professor registra as respostas dos alunos no quadro, escrevendo, em uma coluna, aquelas que se referem à expressão da flor e, em outra, as justificativas dos alunos para terem chegado a essa conclusão.
Após, o professor convida seus alunos a descobrirem por que a Margarida da história é friorenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário